Cuidando da sua Saude

Por uma vida mais saudável
Dor na perna? Má circulação?
Data: 30/04/2012

Quem trabalha muito tempo sentado ou fica muitas horas em pé costuma sentir dores nas pernas. A principal razão é a má circulação venosa do sangue nos membros inferiores.

Confira algumas alternativas que colaboram com a boa circulação do sangue:

As atividades físicas aeróbicas são excelentes, portanto, Mexa-se!

Neste tipo de exercício os músculos que trabalham nos membros inferiores se contraem. Ou seja, a musculatura da panturrilha trabalha como se fosse um coração, empurrando o sangue para cima.

Meias elásticas no trabalho: Por que não?

Elas são o melhor tratamento clínico na insuficiência venosa. Com a compressão adequada, evita a dor e o inchaço porque impede que a veia se distenda pela ação da gravidade.

Use a lei da gravidade a seu favor!

Em casa, procure deitar-se com vários travesseiros sob os pés ou coloque os pés da cama mais altos do que a cabeceira. Sente em uma cadeira e coloque os pés nas costas de outra cadeira. No trabalho faça intervalos frequentes para andar ou sentar com os pés para cima. Esta é uma maneira de usar a gravidade para ajudar o sangue a se mover do pé e tornozelos de volta ao coração. Ficar na ponta dos pés a cada 1 hora também é indicado.

Entenda como funciona

O sistema venoso é responsável pelo retorno do sangue das pernas e pés para o coração e, ao contrário do sangue arterial, ele corre contra a força da gravidade, ou seja, não tem nenhum órgão como o coração para bombeá-lo de volta. Isso é feito com a ajuda dos músculos e das veias das pernas e dos pés. Quando a pessoa fica muito tempo parada na mesma posição, o retorno do sangue é dificultado.

Quando o sangue não consegue subir, ele se acumula nas veias das pernas e pés. Elas ficam dilatadas e isso pode acarretar o surgimento das varizes. O problema de má circulação tem relação de causa e efeito com a variz. Sintomas como pernas cansadas e pesadas pioram em quem tem varizes porque é mais um fator para dificultar a circulação.

Pode ocorrer em homens e mulheres

As mulheres têm maior propensão de ter as veias dilatadas e ter varizes por fatores hormonais. E, ao contrário do que muitos acreditam, salto alto não aumenta a quantidade de varizes. Quem usa salto por muitas horas seguidas tende a ficar com pé e tornozelos mais inchados, mas, assim como usar roupas apertadas, não é um fator que possa prejudicar a circulação venosa.

Dra. Elisabete F. Almeida

drabete@lincx.com.br

Maio/2012